12 Filmes que recomendo #12meses12coisas

Há alguns dias a Rebeca, do blog Fala, Beca!, me mostrou esse desafio/corrente de conteúdo que tem o objetivo de se espalhar pela blogosfera. Eu me interessei pelo tema dos desafios e resolvi participar. Se você tem um blog, acho que deveria fazer o mesmo. Eu valorizo muito o que é especial para uma pessoa, e nesse caso é uma chance de todos nós mostrarmos coisas que são especiais para nós.

O desafio consiste em fazer um post por mês sobre doze coisas com um tema específico. Bom… sendo assim, esse vai ser o primeiro post do primeiro desafio de janeiro, que é 12 Filmes Que Recomendo. Confere aqui!

1. A Pele Que Habito

Eu já começo a lista com um longa de peso que recomendo puramente pela de razão de ver a reação das pessoas depois de assisti-lo. Acho que a palavra que define esse filme é loucura. A história é dividida em vários momentos que no final fazem um sentido MUITO perturbador, chocante ou doentio. Acho que depois de assistir, você vai encontrar suas próprias palavras para descrevê-lo Tudo que tenho a dizer é que os trailers e sinopses que você encontrar, não dirão do que realmente se trata esse filme.

2 O Labirinto do Fauno

De todos os filmes que já assisti até hoje, O Labirinto do Fauno pra mim é o MELHOR DE TODOS. Guilherme Del Toro simplesmente foi um grande criado ao conseguir desenvolver uma trama tão lúdica e ao mesmo temo realista. Eu gosto muito dele porque é um filme que deixa que você responda o final. Ele não diz se tudo aquilo foi real ou imaginação. Ele simplesmente deixa a porta da imaginação aberta em meio a todo o caos da realidade.

3 Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Esse sem dúvidas foi pra mim o melhor filme brasileiro. Se você nunca assistiu, fica a dica. Basicamente ele conta a história de um garoto cego que se apaixona pelo amigo. Eu gosto da maneira como o diretor conseguiu abordar (homos)sexualidade de uma maneira tão inocente e encantadora. Não é a toa que o filme ganhou dezenas de prêmios mundo afora.

4 O Menino do Pijama Listrado

Esse filme merece um alerta de lenços de papel. É uma história comovente que acontece durante a Segunda Guerra Mundial. O que eu tenho a dizer sobre o filme, ao menos a mensagem que eu peguei, é que a crueldade do mundo é muito maior e massacrante para a inocência de uma criança.

5 Bent

Aproveitando o período do filme do Menino do Pijama Listrado, eu trago à vocês Bent, um filme que também mostra a crueldade do mundo algumas décadas atrás. É uma história comovente sobre um judeu homossexual em um campo de concentração. Só daí você consegue ter ideia de como é a trama. Chorei muito e me comovi com cenas que exaltam o quanto o ser humano é um ser especial nos momentos mais difíceis.

6 Eu Matei Minha Mãe

Esse é um drama que eu gosto muito. Virei muito fã e passei a admirar Xavier Dollan depois de assistir a esse filme. Ele conta a história de um jovem gay e a relação conturbada com sua mãe. É uma história bem impressionante. Se você quiser saber mais, pode ler o review que fiz dele aqui.

7 Song Of The Sea

Esse filme… esse filme…. É maravilhoso! É uma das minhas animações favoritas em todo o mundo. Pela beleza, pela riqueza de detalhes tanto visuais quando sonoros das canções criadas especialmente para o filme. Esse é um longa que tira você da sua mente e leva para viajar e viver as aventuras em um mundo fora do real. Recomendo MUITO você assistir.

8 Wall-e

Outra animação perfeita. Sempre assisto quando não tenho nada para fazer, apenas para ver o Wall-e se aventurando o espaço. É um trabalho encantador e feito para nos fazer pensar.

9 Guerra Mundial Z

Saindo um pouco dos filmes dramáticos, vamos para aqueles cheios de ação. E pra isso, nada melhor que, pra mim, o melhor filme de zumbis já feito. Guerra Mundial Z é um filme excelente para quem gosta de longas do gênero. Os efeitos especiais impressionam e a trama também é bem envolvente. Só que pra mim, o desfecho não é tão bom quanto poderia ser.

10 Abençõe-me Última, A Curandeira

Outro filme que sou completamente apaixonado. É uma história que nos ensina o valor do respeito pela vida e pela natureza. Eu gosto de como a trama é levada, da fotografia, dos personagens e da figura materna da Última.

11 Um Amor Para Recordar

Assisti pela primeira vez na escola, e até hoje continua sendo um dos meus romances favoritos. Hoje ele soa como clichê, mas continua sendo emocionante e deixando uma lição sobre o que queremos e o que achamos do que os outros pensam sobre nós.

12 The Babadook

The Babadook é um filme que eu recomendo muito mesmo você assistir. Mesmo que você não goste de filmes de terror. Isso porque não é um longa de terror comum. É o que eu chamo de terror inteligente. A diretora do filme brinca com nosso psicológico e ainda dá um lição sobre o que realmente temos medo. Vale muito a pena assistir e depois ler uma crítica sobre o filme. Vai te mostrar como o medo nasce a partir de uma emoção transformada.

Gostou das sugestões? Já assistiu algum desses filmes? Conta aí o que achou. 🙂

Blogueiro, criador do Cronistas de Quarto, amante de chuva, música, cinema e passar horas no quarto rabiscando aventuras.

Se você gostou desse texto, deixe aqui seu comentário. :)