Resiliência e a importância de se adaptar

Resiliência-e-a-importância-de-se-adaptar-Psicologia-UCDB

Situações desgastantes, discussões diárias e desequilíbrio emocional podem ser o primeiro passo para exaustão física e emocional. Os sintomas disso muitos conhecem bem, insônia, dores de cabeça e no corpo, irritabilidade, ansiedade e tristeza sem motivo aparente. Esse tipo de situação ocorre principalmente em quem não tem uma aptidão incomum, a resiliência. Ao pé da letra essa palavra significa: habilidade do indivíduo de voltar ao natural após passar por uma situação crítica.   Os dotados dessa habilidade conseguem se administrar muito bem durante o período crítico de sua vida e voltam ao estado natural após a passagem dessa fase ruim.

Seja o fim de um relacionamento, perda de um ente querido ou estresse no trabalho, os donos dessa habilidade possuem uma visão a longo prazo e entendem que aquilo, por mais que seja dolorido e difícil, não é o fim do mundo. Ainda é possível seguir adiante sem perder os olhos para o lado bom da vida. Esse processo gradual não diminui a nossa dor, ele só acalma nossos corações, passamos a entender que aquela fase ruim deve ser vivida e superada.

O nosso próprio histórico, muitas vezes nos mostram a quantidade de adversidades que já superamos, essa é oportunidade para nos fortalecer e ganhar resiliência. Como disse, é um processo gradual, ficamos mais forte com o passar dos anos e principalmente com o passar dos danos e experiências vividas, olhe para trás e veja o tanto de coisas que foram uma situação desgastante, e hoje para você, são indiferentes.

A resiliência é um aprendizado constante que alimentamos cada vez que colocamos em pratica a paciência, amor-próprio, calma e o perdão. Também nos fortalecemos quando ouvimos um conselho de alguém querido, quando buscamos apoio em um psicólogo ou praticamos alguma atividade que nos traz bem-estar. Resiliência é viver a vida sem deixar se abater pelas desventuras dos momentos difíceis.

Dica: Sabia que hoje muitos cursos de psicologia oferecerem consultas a um custo acessível. Frequentar um psicólogo ou falar dos seus anseios para algum amigo pode ser uma forma de aliviar as tensões de um momento difícil, resiliência não é aguentar tudo sozinho. 

Se você gostou desse texto, deixe aqui seu comentário. :)

comentários