Menos cobrança, mais confiança.

Shutterstock
(Créditos: Shutterstock)

Já notou como todo mundo adora cobrar a gente por diversas coisas? A medida que vamos ficando mais velhos ou fazemos grandes coisas, a expectativa em cima do seu próximo resultado só aumenta.

Comigo, as coisas começaram quando alguém, em algum momento, criou uma expectativa em cima de mim, por algo grandioso que eu havia conquistado despretensiosamente. Isso, obviamente, começou com meus pais. Crescer, ser rico, ter uma linda família, muitos filhos e ser uma pessoa de sucesso.

É claro, não é assim que as coisas funcionam. Na verdade, quando cheguei lá pelos 17 ou 18 anos eu já começava a ter uma noção de como gostaria que minha vida fosse. Eu queria trabalhar com algo que eu gostava de fazer (e isso não envolvia necessariamente ganhar rios de dinheiro).

(Créditos: Tumblr)

Mas, acho que a pior cobrança é a que vem de nós mesmos. Nos cobramos pelas mesmas coisas de um jeito muito mais doloroso. O problema é que isso é uma incerteza, ninguém sabe quando é hora de se cobrar. Acredite quando digo que as pessoas tem um perspectiva muito estranha sobre a atual situação das suas vidas. Afinal, é tudo uma questão de pontos de vista, e se você for se deixar levar pelo pitaco dos outros, sempre verá só a pior parte de tudo. Eu nem vou tocar na questão de ficar se comparando aos outros, acho isso a besteira mais tóxica de todas.

Quando devo começar a me cobrar?

Bom, a vida é sua e você faz o que bem entende com ela. Desde que não esteja prejudicando alguém, você é livre para tomar qualquer decisão. Neste caso, não existe uma hora exata para você se cobrar de algo. Mas lembre-se de que são seus sonhos e a sua vida, o tempo para correr atrás é seu. Só não espere conquistar as coisas do dia para a noite.

Então, não existe um momento certo em que essas cobranças fazem sentido?

Você tem um sonho? Um objetivo? Algo que você gostaria muito de concretizar daqui uns 3 ou 5 anos?

As cobranças existem para que a gente chegue a algum lugar. Não para que a gente se torture por algo que não está conseguindo fazer.

Eu sempre me cobrei muito por não conseguir realizar algumas coisas que havia estipulado um tempo para realizar, e isso contribuiu para que eu conseguisse tirá-las do papel. Enquanto outras cobranças, que vinham de fora principalmente, só contribuíram para que eu entrasse em crise e ficasse estressado.

(Créditos:  Tumblr)

Quando eu vivia estressado por essas coisas, precisei dar um basta. Eu sou uma única pessoa com um mundo de responsabilidade nas costas e os outros só enxergam o próprio lado. Então, é bom deixar claro que antes de tudo, a sua vida é o seu principal objetivo, e não o que eles projetavam em cima de mim.

Blogueiro, criador do Cronistas de Quarto, amante de chuva, música, cinema e passar horas no quarto rabiscando aventuras.

Se você gostou desse texto, deixe aqui seu comentário. :)

comentários