Como evitar um coração partido.

Como não quebrar a cara em um novo relacionamento? Bom, existem muitas formas e cada um pode ter a sua própria maneira de fazer isso. Mas não sem antes se quebrar várias e várias vezes e aprender na marra como evitar um bom e velho coração partido.

Eu sempre mantive uma distância confortável das pessoas, porque eu trago aqui no peito uma coleção longa de cicatrizes, relacionamentos mal resolvidos, corações partidos e todo tipo de desastre emocional. Eu carrego uma ruína no meu peito e isso já ocupou todos os espaços que um relacionamento poderia suprir.

Mas é claro que, mesmo estando fechado para o mundo, alguém vem bater na porta. Pode ser alguém procurando um lugar pra ficar ou alguém que estava de passagem e que acaba conquistando um espaço que a gente torce para que ela nunca deixe vago.

Ter um relacionamento é, acima de tudo, entender as diferenças um do outro. Essa é a parte mais difícil. Talvez o outro goste muito de coisas que você não entende como alguém pode ser capaz de gostar, ou talvez ele não entenda sua fascinação por algo que pra ele parece sem sentido. E, sendo bem sincero aqui com você, se você já se esforçou para aceitar essas diferenças, não insista no erro. Provavelmente ele não vai abrir mão, e você também não precisa de sacrificar tanto por algo tão recente.

Relacionamentos não são feitos de aceitação, são feitos de superação de diferenças.

Superar não é aceitar. Superar é estar junto por um longo tempo, onde cada um entende suas diferenças e trabalha elas para que, juntos, os dois possam ser felizes. Essa é a parte bonita de um relacionamento.

Mas, e quando você é o patinho apaixonado da história? A primeira coisa que você precisa saber é:

O amor é um sentimento muito nobre para ficar mendigando. Saiba acima de tudo o seu valor. Você só saberá amar alguém quando aprender a amar a si mesmo. São coisas clichês que talvez você já tenha ouvido por aí. Eu pelo menos ouvi umas uma dezena de vezes.

Tenha isso ou mente ou você sairá muito triste em uma relação. E eu sei o quanto o amor ou a paixão pode ser uma droga que deixa seus pensamentos turvos. Você não vai conseguir pensar direito, trabalhar ou fazer qualquer coisa sem que esse sentimento se aposse de você. E o que é pior, se as coisas não derem tão certo, isso parece envenenar sua mente e te fazer ter pensamentos que não fazem sentido.

É um pouco contraditório dizer que é preciso sangue frio para lidar com o amor, mas é a verdade. E eu estou aqui para dizer coisas que as pessoas não diriam. As coisas não são com nos enredos dos filmes de Hollywood. Acho que essa é a parte mais apavorante da vida. Não sabemos o que vai acontecer. Mas se você me permite ajudar, aprenda a ser feliz sozinho e tome cuidado com as pessoas perfeitas de mais que aparecem na sua vida. Quando eu me dava conta, já era tarde demais.

Como deve ter percebido, evitar um coração partido não é a coisa mais fácil do mundo, porque você precisa colocar sua cabeça no comando do seu coração. Coisas que aprendemos com o tempo e a prática.

Blogueiro, criador do Cronistas de Quarto, amante de chuva, música, cinema e passar horas no quarto rabiscando aventuras.

Se você gostou desse texto, deixe aqui seu comentário. :)

comentários