Depressão e suicídio uma combinação fatal!

Por que um tema tão polêmico está sendo tratado como frescura por algumas pessoas, inclusive por PAIS?

Percebe-se que, nas Redes Sociais muitas pessoas estão dando opinião sobre o determinado jogo “baleia azul“. Muitas dessas opiniões estão sendo bem elaboradas, bem fundamentadas na falta de conhecimento e convivência com quem já teve ou tem depressão. É muito fácil falar que depressão é frescura, que é falta do que fazer, corpo mole, etc. Se fosse não precisaria de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, não teria pessoas tentando se matar por achar que não há solução, ou melhor por não oferecerem solução, por julgarem como sendo FRESCURA.

Vamos ao dicionário então para explicar melhor o que é depressão:

“5 – depressão mental: perturbação mental caracterizada pela ansiedade e pela melancolia. 6 – depressão nervosa: estado patológico de sofrimento psíquico assinalado por um abaixamento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por uma inapetência face à vida.”

Fonte: https://dicionariodoaurelio.com/depressao

Pessoas “cultas” vamos dizer assim, deveriam ao menos entender que a sociedade está sofrendo bastante com depressão e problemas semelhantes, mas preferem julgar e falar o que não sabem, vamos nos informar melhor né?

SPOILER ALERT!!!

Ah, para auxiliar um pouco surge a série 13 Reasons Why que gira em torno do suicídio da Hanna, uma garota que sofria bullying na escola. O assunto é sério, bullying acontece em vários lugares, é perigoso, magoa e já levou algumas pessoas a cometerem suicídio. Enfim, a série tinha tudo para ser boa, mas, os episódios são cansativos, longos demais, poderiam adiantar muita coisa e diminuir a quantidade de episódios, só terminei por curiosidade e mesmo assim deixou muito a desejar. Em momento algum fica claro que há lugares que auxiliam pessoas que estão sofrendo com algum problema, que se está pensando em suicídio existe o CVV, psicólogo, psiquiatra, os diretores ignoraram completamente as recomendações da OMS, mostrando a menina se matando explicitamente e com um episódio final sem justiça para os fatos que aconteceram ao longo da série, estuprador fica impune, você tem que esquecer e seguir em frente, enfim, não vejo em qual episódio dessa série a pessoa que está pensando em suicídio vai desistir. Resumindo, série RUIM!

Segue o link que um psiquiatra publicou sobre a tal série 13 Reasons Why: http://bit.ly/2pkxzBU

Conheço pessoas bem sucedidas, que possuem emprego, uma família acolhedora, amigos e que não entendia o que estava acontecendo consigo mesmo a ponto de querer tirar a própria vida. Não é fácil julgar, então não seja essa pessoa que aponta mil bobeiras sobre algo tão sério. E, realmente, algumas pessoas só irão entender que o assunto não é frescura, quando alguém próximo sofrer de depressão ou até mesmo cometer suicídio.

 

Publicitária, ariana, inconsequente, geek e apaixonada por Marketing Digital. Não sou muito de escrever, mas às vezes, bem raramente consigo expressar os meus sentimentos e pensamentos.

Se você gostou desse texto, deixe aqui seu comentário. :)

comentários